Escola a Ler

terça-feira, 31 de maio de 2016

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Menção Honrosa para os nossos alunos no concurso Uma Aventura Literária!


A Carolina, o Gabriel e o Rui, do 6º ano, turma B, participaram no concurso Uma Aventura Literária 2016, na modalidade Olimpíadas da História e foram premiados com uma Menção Honrosa!

MUITOS PARABÉNS!!



quarta-feira, 18 de maio de 2016

Histórias da Ajudaris - Festa da escrita, da leitura, da ilustração e da solidariedade




A nossa Escola integra a rede de afetos das 
Histórias da Ajudaris!
As nossas crianças e jovens, desde o jardim de infância ao 6º ano, orientados pelos seus professores, participaram com as histórias que criaram na enorme rede de escrita solidária que são as Histórias da Ajudaris!
Uma pequena representação da nossa Escola esteve, no dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal de Portalegre, com crianças e jovens do distrito de Portalegre, na apresentação da edição de 2015.
Lá para novembro, marcaremos lugar na apresentação das nossas histórias, que serão publicadas e ilustradas por grandes artistas de reconhecimento nacional e internacional!



terça-feira, 17 de maio de 2016

Biblioteca de Fernando Pessoa está disponível online

BIBLIOTECA DE FERNANDO PESSOA COM MAIS DE 1100 LIVROS ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE

"As obras podem ser pesquisadas por ano, ordem alfabética e por categorias temáticas e é também possível encontrar algumas páginas com manuscritos do próprio Pessoa."

  Para aceder à biblioteca online ... clique aqui »

17 de Maio - Dia Mundial da Internet e Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação



"O Dia Mundial da Internet celebra-se a 17 de maio. A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Origem da Internet

A internet teve origem no decurso da segunda guerra mundial, nos finais dos anos 60, tendo como objetivo criar um canal de comunicação específico para os serviços militares norte-americanos."

17 de Maio é também o Dia Mundial das Telecomunicações!
"Foi escolhido o dia 17 para a efeméride pois foi a 17 de maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e que se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A partir de 1932, esta entidade passou a chamar-se União Internacional das Telecomunicações – UIT.
Os objetivos da data passam por celebrar o progresso nas tecnologias de informação e por chamar a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem na sociedade, com o poder da internet e das restantes formas de telecomunicação."

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa



Excerto do "Livro do Desassossego", de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa)

Atualmente, 250 milhões de pessoas têm o português como língua materna, segundo a ONU, divididas em 8 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste). 
Mais de 80% desses são brasileiros. 
É a quinta língua mais falada do planeta!
Ler mais » »

terça-feira, 3 de maio de 2016

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



A data celebra o direito de todos os profissionais dos media de investigar e publicar informações de forma livre.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - no ano de 1993.
A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

Na Escola, a educação para os media tem por objectivo dotar os públicos de capacidade crítica e exigente para ler o mundo através dos produtos de media.


Via Ensina RTP - Ler mais » »

Ver também: TIC, Educação e Web