Escola a Ler

quinta-feira, 25 de junho de 2020

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Trabalho@distância

Da distância se faz proximidade. Proximidade a recursos, proximidade a motivação, proximidade pessoal e... trabalhos ricos no desenvolvimento de processos que promovem conhecimento e crescimento pessoal. um bom trabalho da professora Teresa Rocha e dos seus alunos de 6º ano.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

As BE: parceiras de projetos e afetos

As Bibliotecas Escolares trabalham em conjunto. Partilham ideias, saberes, afetos e projetos.
A BECrato pertence a um grupo, liderado pela coordenadora interconcelhia Ana Paula Ferreira, que apresenta abaixo, convidando todos a visitar estas bibliotecas escolares amigas.


Leituras Conversadas @ distância

E aqui estamos de novo para partilhar um testemunho de cooperação, articulação e partilha que conduz a sentimentos de gratificação, alegria, desenvolvendo afetos e conhecimentos.
Na sessão de ontem recebemos a escritora Lúcia Gonçalves que, com simpatia, espontaniedade e entusiasmo nos conduziu pelas rotas que percorreu ao encontro de inspiração, contextualização, criação de personagens... Uma escritora que assume a sua paixão pela escrita como uma forma de lidar com as realidades menos agradáveis, com as sensações desconfortáveis, com o stress... O entusiasmo com que falou e a despretenciosidade que a caracteriza tornaram os momentos vividos descontraidamente ricos, deixando nos presentes uma grande vontade de repetir o encontro.
Lúcia Gonçalves tem editados dois romances - "Divino Amor" e "Monte das Tílias"- mas ontem percebemos bem que o rio da sua escrita corre no seu sangue, na sua alma e na sua pena, pelo que ficamos a aguardar a próxima publicação, desejando-lhe muito sucesso e felicidades pessoais.
Aqui fica um breve registo da sessão.


sexta-feira, 5 de junho de 2020

Leituras Conversadas - o regresso! - Tertulia de leitura

Foi com muito gosto que a BE e a BM voltaram a encontrar-se com alunos da Universidade Sénior.
Foi um reencontro desejado, não só pelo isolamento  que os tempos impõem, mas, sobretudo, pelo afeto que nos une e que gerou saudades.
Falámos de nós, da pandemia, do desconfinamento... E recordámos Mia Couto, dando mais atenção à sua faceta de poeta.
Foi sem beijinhos e sem abraços, mas, ainda assim, cheio de sinais de afeto e alegria.
Aqui fica um apontamento daquilo de que falámos.
Venha a próxima sessão!

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O mundo Digital e os direitos de autor

Foi a possibilidade de reproduzir as obras que fez nascer os Direitos de autor, no séc. XV, com Gutenberg e a invenção da imprensa. Mas a expressão "Direito de autor" só foi usada pela primeira vez, seculos depois, pelo advogado francês Louis d’Héricourt no decurso de um processo entre livreiros de Paris.Desde então até aos nossos dias muito se alterou, muito se diversificou, muito cresceu... Hoje a informação prolifera, a divulgação é constante e o cuidado deve andar de braço dado com quem quer ser um utilizador responsável neste mundo cada vez mais digital.
Se quer saber mais sobre este assunto e conhecer formas de promover a segurança e a responsabilidade neste contexto, acesse à seguinte apresentação



terça-feira, 2 de junho de 2020

As fontes do Crato

No AECrato os alunos dispõem de uma área de articulação curricular, denominada  Projet@rt , onde se pretende dar significação às aprendizagens e incentivar a cooperação entre pares desenvolvendo as capacidades plasmadas no documento Perfil do Alunos à saída da escolaridade obrigatória

Feito com Padlet
O produto que agora se divulga resultou do trabalho desenvolvido em Projet@rt, articulando-o com os projetos internacionais em concretização na Escola. Assim, se tudo tivesse corrido como previsto, receberíamos, em maio, alunos estrangeiros e estava planeado  fazer um percurso pedestre, pelas fontes da localidade do Crato. Como isso não foi possível, e uma vez que temos alunos das freguesias, optamos por este trabalho, dando assim continuidade ao projeto e promovendo a partilha e a pesquisa, ao mesmo tempo que se estuda a história local e se valorizam os testemunhos existentes.