Escola a Ler

5 de outubro -descobrindo...

Queres descobrir a história da Implantação da República, em Portugal?

Aqui encontras várias sugestões de pesquisa, documentos e testemunhos...
Adoras ficar em casa nos feriados sem teres de ir para a escola, não é? Nós sabemos eheh!!!!
Mas como o saber não ocupa espaço, hoje vamos explicar-te o significado do feriado que aí vem. Assim, quando os teus professores perguntarem, já sabes a resposta
Então o que é que aconteceu de tão importante no dia 5 de Outubro? Vamos descobrir…


Pesquisa mais em:

https://blog.science4you.pt/curiosidades/5-outubro-1910/

RTP ensina


Sem ele, não teria havido República em 5 de outubro de 1910



E... espreita alguns vídeos

Figuras importantes dessa época, com papel relevante na revolução:



MACHADO SANTOS

Desde muito novo, deixava-se arrebatar pelas ideias revolucionárias e, entusiasmado pela leitura de Vítor Hugo, via-se em sonhos à frente do povo esfarrapado, encabeçando uma revolução para fazer rolar as coroas e espezinhar as sotainas. Mas como a tarefa de levar ao triunfo uma revolução épica não se afigurava coisa fácil, começou por militar nas fileiras dos dissidentes do Partido Progressista, liderados por José de Alpoim, que formavam uma “esquerda monárquica” que progressivamente se ia aproximando dos ideais e dos projetos republicanos.




            JOSÉ RELVAS

A 5 de outubro de 1910 José Relvas seria o escolhido para proclamar a Implantação da República, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, o Directório porque era um dos elementos mais carismáticos do Diretório do Partido Republicano.



    EUSÉBIO LEÃO

Secretário do Partido Republicano, natural de Gavião.
Foi o responsável pela leitura da proclamação da República, no dia 5 de Outubro de 1910, na varanda dos Paços do Concelho.Foi nomeado governador civil do Distrito de Lisboa e viria a ser eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo de Portalegre, integrando depois o Senado.




RODRIGUES DE FREITAS

Notabilizou-se pela sua carreira política, ligada aos ideais republicanos e socialistas, sendo um dos homens ligados à organização do Partido Republicano Português.
Foi o primeiro deputado do Partido Republicano às Câmaras, pelo Porto, entre 1870 e 1874.















Almirante Reis foi um militar, herói das revoltas republicanas e um dos seus principais arquitectos, pertencia a carbonário português. Organizador militar da revolta de 5 de Outubro de 1910.



Sabias que os nomes dos caminhos começaram por ser referências as destinos (caminho do moinho, rua dos tanques...), também é verdade que depressa se mostraram uma forma de perpetuar um nome ou um acontecimento, uma vez que, por norma, eram gravados em pedra. 
Assim, podemos afirmar que esse uso de utilizar a toponímia para não deixar esquecer factos ou personagens importantes na história, na cultura, no desenvolvimento de um país, chegou até aos nossos dias.
A implantação da república foi mote para nomear ruas, praças, travessas, pracetas...



TOPONÍMIA (nome de ruas, lugares, localidades...)

Experimenta procurar na toponímia da"tua terra" testemunhos da Implantação da República.Talvez encontres algum dos nomes citados acima ou então "5 de outubro", "República"...
Consulta o Google maps se não tiveres oportunidade de percorrer a tua localidade.
Ficam aqui algumas ligações que te ajudarão a percorrer ruas, sem sair de casa.




Sem comentários:

Enviar um comentário