Escola a Ler

sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia do Pai

Hoje é Dia do Pai. Sabes como surgiu este hábito de dedicar um dia especial aos pais? Foi Uma filha, orgulhosa de seu ...

Publicado por BEcrato em & nbsp; Sexta-feira, 19 de março de 2021

segunda-feira, 8 de março de 2021

Dia da Mulher - 2021

Hoje assinala-se uma data histórica para as mulheres, lembrando passos dados e conscientes de que o caminho continua ... Fica um poema de Manuela Tapadas que celebra a Mulher. Feliz Dia Internacional da Mulher!


quinta-feira, 4 de março de 2021

3º Encontro con Raízes - Castelo de Vide


3º Encontro con.Raízes | Projeto Interconcelhio em torno do currículo local

con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia das Bibliotecas das escolas dos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos.
A apresentação dos trabalhos desta terceira edição, subordinada ao tema  "O sagrado e o profano: ritos e tradições no Alto Alentejo" teve lugar online, no dia 04 de março do 2021, a partir de Castelo de Vide. 



Fica um enorme Obrigada a todos os que participaram.

terça-feira, 2 de março de 2021

3º Encontro con.Raizes

Junte-se a nós! 


Venha conhecer "O sagrado e o profano: ritos e tradições no Alto Alentejo", visto e vivido pelos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor. 
Este ano o con.Raizes ocorrerá em ambiente digital (https://bibliotecascool.com/) mas manterá o seu objetivo de divulgação e partilha.

 Pela 3ªvez os professores bibliotecários da Rede Interconcelhia das Bibliotecas das escolas dos concelhos supracitados, coordenadas pela extraordinária profissional e amiga Ana Paula Ferreira, vão apresentar os trabalhos desenvolvidos nos seus agrupamentos, com alunos dos diferentes niveis de ensino. 

O projeto pretende valorizar o património local/regional, promovendo o seu conhecimento e divulgação, articulando-o com o desenvolvimento dos curricula.

 Em https://bibliotecascool.com/, pode ler-se: 

"Dado o cariz transdisciplinar deste projeto e o papel que as bibliotecas escolares assumem atualmente na escola, enquanto centros de aprendizagem, promotores de práticas pedagógicas inovadoras, forma envolvidos os conselhos de turma, em parceria com a biblioteca, no sentido de favorecer a “educação para a compreensão mútua entre as pessoas, de pertenças e culturas diferentes; e desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania inclusiva”[1] (ME/DGE, 2017, p. 6). 

 Por fim recordar que o projeto con.Raizes tem como objetivos: 

 - Valorizar o património cultural local.
 - Recolher manifestações do património cultural local. 
 - Contribuir para a salvaguarda da memória dos usos e costumes de uma população. 
 - Valorizar a transmissão do património imaterial local às novas gerações.
 - Valorizar e desenvolver a oralidade. 
 - Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.

 Esperamos por si!!


Aqui fica o programa