Escola a Ler

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Histórias de Encantar da AJUDARIS'16 são notícia!





A apresentação das Histórias de Encantar da AJUDARIS'16, na nossa Escola, 
foi notícia nos semanários regionais 
"Alto Alentejo" e "Fonte Nova" !

sábado, 17 de dezembro de 2016

Árvores de Natal - Árvores de Saber!





Dr Santana-Maia Leonardo na nossa escola - Parlamento dos Jovens'16




Decorreu no dia 15 de dezembro mais um debate no âmbito do Parlamento dos Jovens'16. O nosso agradecimento ao Dr. Santana-Maia Leonardo pela disponibilidade, pelo saber, pela lição de Cidadania que nos trouxe !
E os nossos jovens aprendem a conhecer a Constituição da República Portuguesa!...


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Histórias de Encantar da AJUDARIS'16

                                           









Decorreu no passado dia 13 de dezembro na EBI Ana Maria Ferreira Gordo, Agrupamento de Escolas do Crato, o lançamento das Histórias de Encantar (volume V), da AJUDARIS'16,  em que os nossos alunos participaram com textos coletivos da autoria das crianças de Jardim de Infância e dos alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade. 
Esta iniciativa contou com a presença da Presidente da Direção da Ajudaris, Drª Rosa Mendes Vilas Boas, e foi o culminar de um processo que permitiu o envolvimento de alunos e professores em contexto curricular, através da construção de textos coletivos e, posteriormente, da preparação das leituras que integram o volume V das Histórias da Ajudaris, com vista à sua apresentação pública.
A organização da Sessão de Lançamento do  volume V das Histórias da Ajudaris ocorreu no âmbito do projeto NATAL SOLIDÁRIO 2016, numa articulação da Biblioteca Escolar com o Departamento de Línguas, a CPCJ, a Associação de Pais e a Autarquia/Biblioteca Municipal.  Após o momento em que as leituras brilharam, frente a um público constituído por alunos, pais e professores, houve ainda tempo para a venda de livros e sessão de autógrafos pelos pequenos autores. Contámos com o envolvimento dos docentes responsáveis pelas Atividades de Enriquecimento Curricular onde não faltou um  momento musical protagonizado pelas crianças de 1º ciclo, sob a  orientação do professor de Educação Musical. 
Não só em época de Celebração, mas ao longo de todo o ano, imbuídos destes valores que ajudam os nossos alunos a crescer, acreditamos que a solidariedade nasce do simples gesto de Fazer o bem sem olhar a quem. Com enorme sentido de responsabilidade e altruísmo, o nosso Agrupamento aderiu a este projeto, contribuindo com tão pouco…  mas que é o bem mais precioso: a IMAGINAÇÃO, a CRIATIVIDADE das nossas crianças em perfeita harmonia com o CARINHO dos professores que alimentam esta chama.
Bem haja, AJUDARIS, por nos ajudar a ser melhores alunos, melhores pessoas!



Parlamento dos Jovens: à conversa com o Dr. Santana -Maia Leonardo.

A Constituição da República Portuguesa... protege a juventude, ou seja, os jovens têm direito ao ensino, à cultura, à formação profissional, ao primeiro emprego, à segurança social (artigo 70º)!



Eis que é chegado o momento de conhecer o que o Dr. Santa-Maia Leonardo, advogado,  terá para nos dizer sobre este e outros temas! 

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA: TENS UMA PALAVRA A DIZER!


"Santa-Maia Leonardo vem de uma família com grande ligação ao Direito e à Justiça. Santana-Maia Leonardo licenciou-se em Direito e também em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos Portugueses e Franceses. Foi professor do ensino secundário entre 1981 e 2006 e hoje é advogado e sócio fundador da sociedade de advogados “Santana-Maia Leonardo & Associados”, com escritórios em Abrantes e Ponte de Sor.
Recentemente, reuniu várias das suas crónicas no livro "A Terra de Ninguém" , numa edição da Sinapis.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Lançamento das "Histórias Encantadas da Ajudaris"!




                               

Vamos todos AJUDARIS!
NATAL SOLIDÁRIO 2016

As Histórias de Encantar, da AJUDARIS, serão apresentadas a todos no dia 13 de dezembro, a partir das 16:00h. 
Compre o livro em que os nossos alunos participaram com as suas histórias e ajude quem mais precisa!
Com sessão de autógrafos pelos nossos pequenos GRANDES autores!
Um projeto de escrita SOLIDÁRIA, de ilustrações SOLIDÁRIAS, de pequenos GRANDES autores, de ENORMES corações sempre dispostos a AJUDAR!


     




                             



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Concurso Semana da Leitura 2017 "Ler é PRAZER"

O Concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, enquadrada na 11ª Edição da Semana da Leitura, que se centra no Prazer de LeR em todos os momentos e em todos os lugares, sendo os trabalhos a apresentar a concurso partes integrantes das celebrações das escolas/dos agrupamentos.
Para saber mais, consultar o REGULAMENTO.

sábado, 3 de dezembro de 2016

3 de DEZEMBRO - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Histórias da AJUDARIS'16



Apresentamos a edição de 2016 das Histórias da AJUDARIS onde, pela primeira vez, participamos como pequenos grandes AUTORES SOLIDÁRIOS, com textos que escrevemos nas turmas de:


Jardim de Infância




1º ciclo (2º ano) 



2º ciclo (6º ano, turma A) 




Já estamos a trabalhar para a edição de 2017! 

O tema será "A Família"!