Escola a Ler

sexta-feira, 13 de março de 2020

Semana da Leitura2020

Mais uma semana da Leitura...
Este ano, um pouco perturbada pela situação que o "coronavirus" tem vindo a gerar, a Semana da Leitura cumpriu-se.
Desenvolveu-se um Plano curricularmente articulado que se revelou muito gratificante e eficaz.
Como sempre a Semana foi desenhada pela bibliotecária escolar e pela bibliotecária municipal que procuraram cumprir a costumada oferta para todos os públicos escolares, sem esquecer a população em geral. Esta edição foi especialmente rica porque contou, na sua planificação, com a colaboração ativa da Associação de Pais (APEEAEC), do Projeto ECO escolas e CiDes.
Relativamente à APEEAEC, decorreram sessões de leitura de contos que operacionalizaram a proposta "Vamos ouvir um conto" destinada a todas as turmas do Agrupamento que alberga graus de educação ensino desde o pré escolar até ao 3º ciclo. Esta atividade foi preparada de forma a ir ao encontro dos curricula, tendo um representante da Associação reunido com a PB para a seleção dos textos.












Orgulhosamente grata aos pais que, assim, deram um testemunho importante da valorização da escola e da leitura!

Em relação à articulação com o programa Eco escolas e CiDes, foi divulgado o livro "Planeta limpo do Filipe Pinto", preparando também uma próxima vinda do autor, no fim de abril.
 Foram feitas apresentações/sensibilizações para a problemática ecológica, visando contribuir para a construção de comportamentos eco- civicamente adequados e preventivos.
Iniciámos também a produção de um "cenário" que queremos "oferecer" ao autor quando ele nos visitar.










Mas a Semana da Leitura também contou com participações especiais que permitiram proporcionar aos alunos apreciarem outras formas de expressão e desenvolverem o seu sentido estético, crítico e comportamental. "Ler" teatro e "ler" ilustração foram as diferentes "leituras" que a BECrato e a BMCrato selecionaram, este ano.
Os mais pequenos puderam deliciar-se assistindo a "Carta...pum", apresentado Pela Companhia "Catrapum Catrapeia"




Os alunos do 3° ao 6° ano usufruiram do espetáculo "Livro de papel ", dramatizado Pela Companhia "Teatro Alternativo"






Por fim, os alunos mais velhos - 3° ciclo - presenciaram uma "Ilustração ao vivo" e conheceram o ilustrador Paulo Galindro que com eles partilhou algumas das suas experiências, num ambiente descontraído,mas promotor de "crescimento".






E foi assim a nossa Semana da Leitura! Ficaram por realizar algumas iniciativas que envolviam a comunidade, nomeadamente a Universidade Sénior, mas este vírus, que nos impediu de conviver, abraçar, interagir, há de partir e nós iremos retomar a sociabilidade que caracteriza a Humanidade determinando o equilíbrio da sua essência!
🏠🌈💖

Sem comentários:

Enviar um comentário