Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
- Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
- Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
Clica aqui e lê o que se diz ao pedir o "Pão por Deus". - Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê?
Por causa do Dia de Finados (lê!)! Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu? - No México existe uma tradição muito estranha relacionada com o Dia de Finados. Lê também, que é muito curioso!
Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Já viste o que tens andado a perder?
- Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
- Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
- Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas.
Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confecionarem broas para comerem e darem?
Pesquisar neste blogue
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Celebrar o Dia de Todos os Santos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário