Escola a Ler

terça-feira, 7 de maio de 2013

Homenagem a todas as Mães!



A Mãe
A mãe
é uma árvore
 e eu uma flor.
 A mãe
 tem olhos altos como estrelas.
 Os seus cabelos brilham como o sol.

 A mãe
 faz coisas mágicas:
 transforma farinha e ovos
 em bolos,
 linhas em camisolas,
 trabalho em dinheiro.

A mãe
 tem mais força que o vento:
 carrega sacos e sacos
 do supermercado
 e ainda me carrega a mim.


Ilustração de Marie Desbons
A mãe
quando canta
 tem um pássaro na garganta

A mãe
 conhece o bem e o mal                                                           
. Diz que é bem partir pinhões
 e partir copos é mal.
 Eu acho tudo igual.

A mãe
 sabe para onde vão
 todos os autocarros,
 descobre as histórias que contam
 as letras dos livros.
 A mãe
 tem na barriga um ninho                                                                               
 É lá que guarda o meu irmãozinho.
 A mãe podia ser só minha.
 Mas tenho de a emprestar a tanta gente…       

A mãe
 à noite descasca batatas.
 Eu desenho caras nelas
 e a cara mais linda
 é da minha mãe.
 Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade

 
                                    


 

Ilustração de Sigrid Martinez
 Mãe, a Lua está tão cheia! 

 Mãe, a Lua está tão cheia!
 Tão cheia!
 Não se vai entornar?
                                                              
A mãe abraçou o filho
Com seus braços de Lua Nova
Com seu coração de Quarto Crescente
E contou-lhe devagarinho
A história do Quarto Minguante.
Matilde Rosa Araújo, Segredos e Brinquedos Vida
- Mãe!                                                                                   

O mundo é mau.
 Torna a flor num lodo
 E um pássaro num verme
 E eu não sabia…
 - Filha, semeia flores no lodo,
 Empresta o teu canto ao verme.
 Se tuas mãos continuarem puras
 E meigo o teu coração,
 Acredita que o mundo é belo
 E saberás!
 Matilde Rosa Araújo, O Cantar da Tila Dia da Mãe


Ilustração de Selda Marlin Soganci

 

 Este dia tem a forma
De um beijo e de um abraço,
Mesmo quando a mãe chega
vergada pelo cansaço
e lhe pomos ao pescoço
o colar do nosso afecto
que, mesmo não sendo ouro

será sempre o predilecto          
Este dia tem a forma
de borboleta e de flor
 
e doçura da carícia
que tempera o nosso amor.


José Jorge Letria, O Livro dos Dias


Ilustração de Loreto Salinas
 

 Mãe, as flores adormecem
 Quando se põe o Sol!
 Filha, para as adormecer
 Canta o rouxinol...

 Mãe, as flores acordam
 Quando nasce o dia!                                                         

 
Filha, para as acordar
Canta a cotovia...

Mãe, gostava tanto de ser flor!
Filha, eu então seria uma ave...

 Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila

Recolha feita por: Rui Festa - Agrupamento de Escolas Gil Vicente

 


Sem comentários:

Enviar um comentário