Escola a Ler

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Crato no Con.Raizes/22

 Este ano realizou-se o 5º Encontro Con.Raizes, sob o tema "Figuras Con.Raizes", no Gavião, nos dias 18 e 19 de maio., tendo sido o primeiro dedicado a educadores e o segundo destinado à partilha dos trabalhos dos alunos de cada concelho.

O AECrato marcou a sua presença, no Cine Teatro de Gavião, com um trabalho desenvolvido numa área curricular não disciplinar, "Projet'arte", que procura mobilizar os conhecimentos de várias disciplinas, dando-lhes significado através do envolvimento em projetos que motivem os alunos e lhes permitam ampliar competências e saberes, promovendo o desenvolvimento de uma cidadania responsável e interventiva, contribuindo também para uma formação mais holística. Destacando o envolvimento das disciplinas de HGP e Port. (prof. Isabel Correia) e EVT e CiDes (prof. Gregória Rosa), em articulação com a BE (prof. Clotilde Soares), o projeto do AECrato foi desenvolvido por um grupo de alunos do 5º ano:

Beatriz Lopes; Carlota Batista; Francisca Leitão; Luísa Vieira; Maria Neves; Salomé Caldeira; Vasco Rodrigues; Diogo Abreu; Leonel Silva e Manuel Luz.

           
Os alunos representaram o nosso Agrupamento com recurso a uma apresentação em Power Point e com um entusiasmo sereno, mostrando-se responsáveis.

Subiram ao palco e, após uma breve apresentação pessoal e do próprio concelho, deram a conhecer algumas figuras relevantes do concelho do Crato: alguns Priores do Crato; Dr. Carlos  Bello Moraes; Padre Belo e Prof. Ana Maria Ferreira Gordo - patrona da nossa escola.


Foi uma manhã bem passada, convivendo e aprendendo!

Registe-se o excelente acolhimento do Agrupamento e da autarquia do Gavião que se preocuparam em oferecer um lanchinho da manhã e proporcionar condições para o almoço na escola.
O grupo da escola do Crato optou por fazer acompanhar os alunos participantes por todos os colegas de turma e, assim, resolveu declinar o almoço na escola, a favor de um piquenique na Ribeira da Venda.
Só após uma paragem na  Ribeira da Venda se concretizou o regresso à nossa escola, com boa disposição, alegria  e satisfação com a participação e o desenrolar da atividade.

Para o ano haverá mais!...

Sem comentários:

Enviar um comentário