Escola a Ler

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Parlamento dos Jovens - oportunidade de crescer em cidadania

 

O AECrato, mais uma vez, aderiu ao Programa “Parlamento dos Jovens” por lhe reconhecer grande mérito, em especial no domínio da construção da cidadania, promovendo nos alunos uma futura intervenção ativa consciente e responsável, assente no conhecimento emanado das oportunidades de pesquisa, recursos e exemplos verídicos, associados a uma experimentação à luz do modelo real de representatividade democrática.  

O tema deste ano “Fake News - o impacto da desinformaçao na democracia” mereceu a atenção dos alunos que se mostraram interessados e alargaram a sua visão sobre os impactos possíveis da proliferação de Fake News.
Em termos de CiDes foi reconhecida a pertinência do tema pela sua atualidade e convergência com o currículo. Registou-se também que alguns alunos desenvolveram interesse pela literacia digital, especialmente no que respeita ao reconhecimento da veracidade das notícias, bem como na necessidade de conhecer e cumprir algumas regras de segurança na internet.

A escola organizou debates nas aulas de cidadania, mas em grupos restritos por imposição das regras de segurança determinadas pela pandemia. Assim, verificou-se o lançamento do tema nas aulas de cidadania, em cada turma. Na BE também foram "recebidos" grupos de alunos para esclarecer e pesquisar conceitos e atitudes. Concretizou-se, ainda,  o contacto com um jornalista que se deslocou à escola e dissertou sobre o tema com os alunos mais velhos, apesar das restrições impostas pelo plano de contingência.
Pode dizer-se que os alunos foram consensuais relativamente à conclusão de que as Fake News podem ter um impacto social e político muito grande e grave, pelo que os fazedores têm que ser travados e punidos. Uma das formas de travar a continuação das Fake News é impedir o acesso aos meios de divulgação e produção. O grau de cultura das pessoas também é importante para que identifiquem as fake news e as desvalorizem, contribuindo assim para o seu desaparecimento progressivo.


Os alunos organizaram três listas candidatas à sessão escolar e definiram os seus projetos de recomendação divulgando-os junto dos colegas, usando a rádio da escola, cartazes e contactos diretos.

As 3 listas foram submetidas a sufrágio, dia 26 de janeiro, do qual resultou a eleição de 11 deputados à sessão escolar. 




Nesta sessão foram discutidas as medidas apresentadas por cada lista e procedeu-se à escolha e/ou aperfeiçoamento das propostas, com vista a produzir um único projeto de recomendação que representa a escola e será defendido, em Portalegre, dia 28 de março, no Centro de congressos da Câmara Municipal, pelos seguintes alunos eleitos:  

Joaquim Santos (nono ano, turma B) - efetivo
Inês Manaças (oitavo ano, turma A) - efetiva
Carlota Casian (oitavo ano, turma A) - efetiva
Francisco Franco (oitavo ano, turma A) - suplente





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