Escola a Ler

terça-feira, 2 de março de 2021

3º Encontro con.Raizes

Junte-se a nós! 


Venha conhecer "O sagrado e o profano: ritos e tradições no Alto Alentejo", visto e vivido pelos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor. 
Este ano o con.Raizes ocorrerá em ambiente digital (https://bibliotecascool.com/) mas manterá o seu objetivo de divulgação e partilha.

 Pela 3ªvez os professores bibliotecários da Rede Interconcelhia das Bibliotecas das escolas dos concelhos supracitados, coordenadas pela extraordinária profissional e amiga Ana Paula Ferreira, vão apresentar os trabalhos desenvolvidos nos seus agrupamentos, com alunos dos diferentes niveis de ensino. 

O projeto pretende valorizar o património local/regional, promovendo o seu conhecimento e divulgação, articulando-o com o desenvolvimento dos curricula.

 Em https://bibliotecascool.com/, pode ler-se: 

"Dado o cariz transdisciplinar deste projeto e o papel que as bibliotecas escolares assumem atualmente na escola, enquanto centros de aprendizagem, promotores de práticas pedagógicas inovadoras, forma envolvidos os conselhos de turma, em parceria com a biblioteca, no sentido de favorecer a “educação para a compreensão mútua entre as pessoas, de pertenças e culturas diferentes; e desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania inclusiva”[1] (ME/DGE, 2017, p. 6). 

 Por fim recordar que o projeto con.Raizes tem como objetivos: 

 - Valorizar o património cultural local.
 - Recolher manifestações do património cultural local. 
 - Contribuir para a salvaguarda da memória dos usos e costumes de uma população. 
 - Valorizar a transmissão do património imaterial local às novas gerações.
 - Valorizar e desenvolver a oralidade. 
 - Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.

 Esperamos por si!!


Aqui fica o programa
   

Sem comentários:

Enviar um comentário