Escola a Ler

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A nossa literatura ficou mais pobre...

Morreu Urbano Tavares Rodrigues, grande escritor português.


Autor de obras como "Bastardos do Sol", "Os Insubmissos" e "A Estação Dourada", a morte de Urbano Tavares Rodrigues foi confirmada pela filha através do Facebook.
"O meu pai acaba de nos deixar. Estava internado nos Capuchos há três dias. Não tenho mais informações. Soube agora mesmo", escreveu Isabel Fraga.
Nascido em Lisboa, em 1923, filho de grandes proprietários agrícolas da região alentejana de Moura, o seu percurso fica marcado pela resistência política, o que lhe valeu ter sido afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, além de ter estado preso por duas vezes, em 1963 e 1968. Foi durante este segundo período que escrever "Contos de Solidão", livro que passou clandestinamente para o exterior.
Exilado em França, conheceu muitos intelectuais da década de 1950, que o influenciaram. De regresso a Portugal após a revolução de 1974, foi professor na Faculdade de Letras, crítico literário, mantendo sempre a sua ligação ao PCP.
Entre os inúmeros prémios que consagraram a sua obra, contam-se o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (em 2003), o prémio Fernando Namora e o Ricardo Malheiros, da Academia das Ciências, atribuído a "Uma Pedrada no Charco".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/morreu-urbano-tavares-rodrigues=f825262#ixzz2bUlYhPbA