Escola a Ler

terça-feira, 23 de abril de 2013

  23 de abril ...





Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
 As bibliotecas escolares  associam-se, naturalmente, a estes        festejos, procurando promover a formação de leitores e de hábitos de leitura junto dos mais jovens.
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento em que vivemos é fundamental saber ler bem, o que exige não apenas a aprendizagem formal da leitura mas, também, uma prática e treino constantes para poderem ser atingidos patamares mais elevados de reflexão e compreensão, de expressão e comunicação e de acesso a textos e registos escritos cada vez mais complexos e variados.
Saber ler bem... para saber lidar criticamente com o mundo de informação que nos rodeia...
Saber ler bem... porque a leitura constitui o mais poderoso instrumento de aprendizagem...
Saber ler bem... base transversal para o acesso ao conhecimento das humanidades, das ciências, da matemática, das línguas,... e do mundo em geral;
Saber ler bem... porque a leitura constitui um bem cultural de divertimento e de prazer, ajudando a desenvolver a imaginação, a criatividade, a autoconfiança, o afeto, a autonomia, a compreensão do outro e de si mesmo.

Estas dimensões da leitura são tanto mais importantes nos nossos dias, se tivermos em consideração que novos modelos de leitura emergiram e que o livro já não vive apenas no suporte impresso, tornando mais relevante ainda esta chamada de atenção para o valor dos livros e da leitura, qualquer que seja o seu suporte e formato.
 Como diz a mensagem da Directora-Geral da UNESCO, "Os livros são nossos aliados na disseminação da educação, da ciência, da cultura e da informação pelo mundo."
 (adaptação do texto da RBE)

A festa dos Livros na BE

A festa não foi só para o livro, as revistas também chamaram a atenção dos mais pequenos.

A festa do livro continuou na Zona Informal da BE.
Que lindos! Ouvir histórias é com eles ... 
Uma história também pode ser contada em digital .
Brincar com o livro no seu dia ...
O amor aos livros começa logo de pequenino.





Sem comentários:

Enviar um comentário